REDE DE GORDURA é o Sistema composto por componentes destinados a coletar as águas, pontos de captação, específicos e previstos em projeto e que por meio de ramais de coleta; distribuem e conduzem a água até as tubulações de prumadas de águas servidas, que as transportam até pontos específicos e destinados a este fim, onde a mesma deverá ser retirada manualmente, e os fluidos seguem para os ramais de coleta e tratamento;
Em alguns casos, onde os fluidos não poderão ser transportados por gravidade, se faz necessário, um sistema eletromecânico que bombeia a água de chuva para o sistema público de coleta.
Podem ainda fazer parte deste sistema as instalações de drenagem, que se destinam a conduzir as águas do lençol freático que estiverem em contato com a edificação de um determinado pavimento para baixo;
A tubulação de passagem de gordura, jamais deverá ser misturada, ocorrência de tubulação cruzada, com o sistema de água potável da edificação, sendo normativo, que a tubulação seja identificável, quanto a seu uso, de modo a evitar interligação dos sistemas.
A caixa de gordura não é ilegal dentro do apartamento do condômino, desde que prevista em projeto, podendo ser uma para cada apartamento ou uma coletiva no térreo.
Não há restrição à colocação de caixas individuais nos apartamentos, desde que elas possuam o tamanho e a forma especificados pela ABNT NBR 8160. O que é recomendado é jogar óleo no esgoto.
Em alguns lugares no Brasil o sistema é obrigatório, e o que é recomendável, é que os pontos de limpeza, estejam localizados em locais de fácil acesso, dos maquinários e equipes que são necessários para realização dos serviços, o que me sua maioria das vezes é grande e sujo.
Como Funciona CAIXA DE GORDURA
A caixa retém a gordura porque ela não se mistura com a água. A gordura boia na superfície da caixa e a água utilizada na cozinha segue pela tubulação de esgoto. A implantação da caixa não é cara, principalmente considerando-se a relação custo/benefício.
A ABNT NBR 8160, sobre a construção de todos os tipos de caixa de gordura. Define sobre o dimensionamento para cada imóvel. Em residências com até duas pias, a caixa precisa ter capacidade mínima para 18 litros. As caixas de gordura devem ser instaladas no lado interno do alinhamento predial e não são permitidas no passeio.
Instalada na rede interna de esgoto, a caixa pode ser de plástico (PVC), fibra de vidro, concreto ou alvenaria.
Deve ser instalada em local de fácil acesso, ter tampa removível (para permitir a limpeza) e estar completamente vedada para garantir seu bom funcionamento.
O óleo de fritura nunca deve ser despejado na pia porque vai se acumular na caixa. Também não deve ser jogado nas bocas de lobo ou bueiros por onde é escoada a água da chuva.
A orientação é guardá-lo em um vidro, que deve ser entregue em postos de coleta quando estiver cheio.
Manutenção
É importante verificar as condições da caixa de gordura a cada 30 dias ou com frequência maior, se na cozinha são lavados utensílios muitos engordurados ou se há o uso constante de óleo de fritura, seja em frigideiras ou chapas. Uma caixa entupida pode causar mau cheiro e vazamentos através da tampa, entupimento da rede interna, retorno do esgoto para dentro das casas pelos ralos e escoamento lento no ralo da pia.
Para limpar a caixa, a pia não deve estar em uso. Os resíduos de limpeza da caixa de gordura nunca devem ser jogados no vaso sanitário, pois a limpeza terá sido em vão e ainda poderá causar entupimento da rede do imóvel.
Seja o primeiro a comentar