Vantagens da preditiva
Somente para alinhar quem não conhece o conceito, manutenção preditiva pode ser resumida de forma livre como sendo um conjunto de programas especiais baseado em análise e medição de vibrações, termográfica, análise de óleo, etc. que se orientados para o monitoramento de máquinas e sistemas de seus edifícios com a finalidade de prever as falhas e detectar mudanças ou sinais que demandam manutenção com a antecedência necessária para evitar quebras, desmontagens e remontagens para inspeção sem necessidade, maximizando a vida útil de equipamentos e reduzindo os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação e consequente problemas maiores, diminuindo gastos como a manutenção corretiva e aumentando a segurança do condomínio.
Além dos aspectos de qualidade e valorização de seu patrimônio, o aspecto financeiro contribui muito para o reconhecimento de uma ótima gestão de um sindico, pois, a mesma evita danos futuros aos sistemas pois custa mais caro consertar do que manter.
A economia pode chegar em até 30% do valor total do investimento com novas maquinas.
Temos consciência que muitos condomínios, que já se encontram em fase de degradação constante, necessitando de reformas em que os custos da manutenção corretiva superam aqueles recursos que poderiam ter sido provisionado ao longo do tempo, sendo essencial estabelecer um programa de gestão da manutenção, ABNT NBR 5674, que ao mesmo tempo em que reponha os sistemas deteriorados, preserve a vida útil dos edifícios por meio de serviços periódico e programados.09
A manutenção preditiva visa a redução de custo, ou seja, vem ao encontro daquilo que todo condomínio necessita e busca constantemente.
Alguns tipos de preditivas
Para seu conhecimento, segue alguns dos tipos mais usuais em condomínios e suas definições
Análise de Vibração
|
Considerada uma das principais técnicas de Manutenção Preditiva, devido a gama de informações que se pode detectar na sua aplicação. Onde é possível diagnosticar em equipamentos rotativos problemas como desalinhamento, desbalanceamento, empenamento de eixo, folga, problemas em acoplamento e correias de transmissão, deficiência de lubrificação, rolamentos danificados ou com montagem inadequada, problemas elétricos em motores.
|
Termográfica
|
Técnica que utiliza raios infravermelhos para medir ou observar padrões de distribuição de temperatura, a fim de adquirir informações sobre a condição operacional de componentes, equipamentos ou processos. |
Ferrográfia | Monitoração do desgaste de máquinas por meio de amostras de lubrificante (óleo ou graxa). Além de analisar as propriedades físico-químicas do fluído, as partículas de desgaste encontradas na amostra são analisadas e, em seguida, são identificados os tipos de problemas existentes e quais providências a equipe de manutenção deve tomar. |
Ultrassom Industrial | Através de equipamento que converte sons de alta frequência em sons audíveis pelo ser humano, a técnica permite detectar problemas como vazamentos em linhas de ar comprimido e outros gases, deficiência de lubrificação, problemas elétricos em média e alta tensão, problemas de válvulas em linha de vapor etc. |
Alinhamento de Eixos e Polias a Laser e Balanceamento em Campo | As técnicas permitem reduzir o tempo de parada para correção do desbalanceamento e desalinhamento, além de reduzir a necessidade de recursos humanos e financeiros. |
Fotos: Dataway
Implemente ações preditivas
Lembre-se seu condomínio possui dezenas de bombas, motores, máquinas, componentes mecânicos, sistemas elétricos, elevadores, painéis elétricos, cabine primaria, sistemas de SPDA, onde o sistema preditivo pode ser muito útil e aplicável.
Mas o conceito pode ser aplicado em outros sistemas, de modo a antever o estado de desempenho e se o mesmo ainda é satisfatório, e quanto estiver próximo de uma falha, onde os custos de reparo ainda serão muito menores.
Como sempre recomendamos, os condomínios que queiram aumentar a vida útil de seus sistemas e reduzir seus custos, que os mesmos necessitam estar em dia com a manutenção e constantemente avaliar as condições desses sistemas, o que requer um trabalho minucioso de coleta e análise de dados.
Cada tipo de manutenção (manutenção corretiva, preventiva e preditiva) possui sua finalidade, mas a preditiva, é a única onde é possível antecipar as necessidades de intervenção nos sistemas de seu condomínio, monitorando os sistemas e motores, equipamentos e deste modo evitando paradas por quebras ou aparecimento de manifestação patologias (problemas no edifício), o que reduz custos e traz vantagens para que seu condomínio esteja em ordem.
Implemente as manutenções preditivas em seu plano de manutenção e economize para seu condomínio.