Neste período de reclusão e distanciamento social, o síndico pode aproveitar o período e chegar diversos pontos os quais sempre falou que não havia tempo para verificar.
Para isto, caso não tenha conhecimento técnico, pode se valer de assessoramento de um engenheiro ou arquiteto, desde que siga os protocolos de segurança já descritos nos meios de comunicação. A oportunidade é muito boa, para analisar os sistemas e pontos aonde normalmente pouco se visitam, como barriletes, telhados, caixões perdidos da estrutura, válvulas redutora de pressão, para raios, espaços perdidos sob rampas e tantos outros que os edifícios nem sempre recebem a devida atenção.
Esta ação, visa a identificar pontos de infiltração, mofos, sistemas com problemas, equipamentos que normalmente não são visitados pelo síndico, e desta maneira, poderá medir o desempenho da zeladoria, nas verificações rotineiras que já mencionamos em outros artigos.
Com a identificação destes problemas o síndico poderá criar um plano de recuperação o qual poderá ser um ajustes nos processos internos, ou mesmo uma reforma da área.
Esta ação é necessária e deve ser rotina nos condomínios, os quais em nossa experiencia já detectamos problemas gravíssimos em locais praticamente esquecidos pelo gestor, ao passo que os locais de fácil visualização estavam perfeitos.
Outra opção será acompanhar uma inspeção predial, a qual deve ser realizado por um especialista, pois muitas vezes o síndico em seu dia a dia, não consegue acompanhar este trabalho, deixando uma ótima oportunidade para sanar dúvidas e poder contar com especialista para descrever a ordem das correções.
Também é um ótimo período para ajustes dos procedimentos internos do condomínios, com análise da eficiência de sua zeladoria e planejamento de diminuição de tarefas inúteis e melhoria constante do aproveitamento do tempo deste profissional que é seu braço direito.
Lembre-se que o tempo está passando e seu condominio não respeita o distanciamento social, aonde os problemas de engenharia, irão aumentar com o tempo e a prevenção e a melhor saída.
E você, sabe se seu condominio está em ordem?