Como todos sabem, a cada dia os serviços rotineiros passam por modernização e em alguns deles a sistematização e prestação de serviços de modo diferente ao tradicional, toma o mercado e apresenta uma nova maneira de fazer aquilo que estávamos acostumados
Como disse Ricardo Amorim, “A maior mídia não gera conteúdo. A maior empresa de hospedagem não é dona de nenhum quarto. A maior empresa de táxi não tem nenhum carro. O mundo mudou”
Isto não será diferente nos condomínios, principalmente nos casos onde as empresas que prestam suporte na administração, não se adequarem e melhoram seus serviços.
Em nosso outro artigo A ADMINISTRADORA DE SEU CONDOMÍNIO PRESTA UM BOM SERVIÇO?, já descrevemos alguns pontos onde entendemos que algumas destas empresas devem se atentar, pois a cada dia um aplicativo, que contribui na vida no síndico nasce, e em pouco tempo a pergunta que alguns farão será “ Por que estamos pagando administradora, se tudo que pedimos tem que pagar a parte ” , nesta máxima, fica claro que emitir boleto e participar de reuniões não poderá ser o papel da administradora, pois em pouquíssimo tempo isto será superado.
Atuamos a anos no assessoramento a condomínios, e pouquíssimas empresas de administração, possuem um engenheiro que presta assessoramento técnico aos condomínios, em sua maioria a empresa presta serviço de contabilidade, assuntos administrativos e no máximo indicação de fornecedores.
Mas por um lado o assessoramento construtivo, vem se tornando escasso, a iniciativa de aplicativos cresce a passos largos, com dezenas de soluções, muitas até mirabolantes, para que o condomínio, possa viver sozinho.
Mas não pense que estamos aqui para defender este ou outro lado, na verdade, testamos alguns dos aplicativos do mercado e muitos deles, possuem sérios problemas na ordem de conhecimento do que a lei exige, ou o que é alinhado a normas técnicas e assuntos normalizados em condomínios, um exemplo são os aplicativos que dizem possuir plano de manutenção, mas que não atendem em nada a ABNT NBR 5674, norma que rege o tema para os edifícios.
Em sua maioria, os aplicativos, facilitam comunicação e reservas de espaços, e possuem diversos módulos que podem ser adquiridos a parte.
Mas deixamos um ponto importante a ser analisado, quem está por trás destes sistemas, possuem respaldo técnico, segurança dos dados, estabilidade, ou até mesmo garantia de que não vão a falência em pouco tempo, e que as informações não sejam perdidas ou gerar enormes problemas aos condomínios?, por isto ao contratar qualquer aplicativo que visa facilitar a vida no condomínio, efetue uma pesquisa de quem está por traz, e se o mesmo pode garantir saúde e segurança das informações que o mesmo terá acesso. E que não se trata de meia dúzia de pessoas que entendem de informática e criaram uma ferramenta, sem o devido respaldo de gestão das informações.
Se por um lado, a modernidade tende a deixar as informações mais acessíveis, reuniões mais práticas, até mesmo não presenciais, reservas e planejamentos na palma de sua mão, se faz necessário, levantamento de quem está gerindo estes dados, pois as mesmas podem facilmente ser utilizadas contra os condomínios, com a inteligência construída com os próprios dados fornecidos pelos empreendimento. também se atente se as tecnologias irão se comunicar, pois não adianta possuir 10 aplicativos que não trocam informações entre si, pois sua gestão com certeza será ineficiente, e terá muito retrabalho.
Mas também não podemos ficar à mercê de um sistema antigo, onde as administradoras que não se adequam, prestam serviços do mesmo modo que faziam a 30 anos, e achar que a sociedade não irá exigir modernização.
Os condomínios, são a residencia ou trabalho de pessoas e necessitam de pessoas para planejar, executar e tomar as decisões, mas os sistemas com certeza irão ser excelentes ferramentas.