O aquecimento de piscina é uma solução para quem deseja aproveitá-la o ano todo. Os modelos mais usuais de aquecimento são:
- Aquecimento de piscina por bomba de calor
- Aquecimento de piscina elétrico
- Aquecimento de piscina a gás
- Aquecimento de piscina à lenha ou a óleo
- Aquecimento de piscina por placas solares
No caso de aquecimento de piscina por bomba de calor, ou seja por meio de equipamento híbrido, que funciona de maneira similar, porém inverso, a um ar condicionado, ou seja, ele transfere o calor natural do ar para a água.
Como funciona o sistema de aquecimento de piscina
O sistema funciona captando o ar e passa o ar por uma serpentina que contém gás proveniente de um compressor, onde ao passar por esta serpentina o ar eleva a temperatura do gás que por sua vez chega a um trocador de calor que transfere seu calor para a água. Após isso o ar sairá gelado da bomba de calor.
O sistema é considerado limpo, pois não libera poluentes no ar, o mesmo demanda energia elétrica, para funcionar o compressor, porém o calor que aquece a água provém do ar que circula na bomba de calor por intermédio de ventiladores.
O sistema utiliza o calor do ar e gera economia de 30 a 35% em relação ao sistema elétrico.
A instalação demanda de um profissional habilitado, que realize um projeto completo, analise o impacto no sistema elétrico,
Dimensionamento e instalação
O circuito fechado deve ser separado do circuito de filtração para haver a autonomia entre sistemas. Outro motivo é o aumento a vida útil da bomba de calor, pois os sistemas de filtração geralmente têm uma grande concentração de cloro, que ao longo do tempo poderia prejudicar o perfeito funcionamento da bomba de calor com a passagem de água com alto teor de cloro por ela.
O dimensionamento da potência necessária para aquecer a piscina de forma satisfatória irá depender do volume da piscina, área e localização externa ou interna. Poderá ser instalada em bateria ou não, conforme dimensionamento necessário.
Nem todo lugar o sistema é recomendado
Por aproveitar o calor do ambiente, o aquecimento de piscina por bomba de calor é a solução ideal para o clima do Brasil. Mas nas regiões muito frias deve-se tomar cuidado, pois por trocar calor com o ar, sua eficiência cai muito quando a temperatura ambiente é abaixo de 10ºC.
Nesta situação as serpentinas do equipamento (evaporadores) congelam e evitam a circulação do ar, e assim torna prejudicial a troca de calor.
As temperaturas de uso recomendadas para piscinas Climatizada entre 26 e 28 °C e para piscina Térmica ou SPA entre 30 e 32 °C