HOME OFFICE E O IMPACTO NA VIDA DOS CONDOMÍNIOS

home office

Novo cenário nacional

Vivemos um período de muitas mudanças no modo de trabalho das pessoas, e até mesmo por conta do desemprego muitos estão em uma fase de transição realizando pequenos trabalhos em casa ou atuando em home office.

Ou em outros casos, onde os condomínios possuem um espaço específico para escritórios em suas unidades privativas a até em suas áreas comuns, muitas vezes planejados para uso esporádico ou para realização de afazeres domésticos, mas que se tornaram continuados e principal fonte de renda do ocupante.

Apesar do assunto, parecer uma grande saída, pois as pessoas conseguem formar renda, prestando pequenos trabalhos ou até mesmo estabilizando suas atividades as quais provem resultados financeiros a sua família, e por que não dizer para pagar o próprio condomínio em sua fração ideal, alguns pontos necessitam ser analisados, de modo a não gerar problemas, conflitos, passivos ao condomínio ou implicação na segurança dos demais moradores.

 

Edifícios residenciais possuem definição de uso

Partimos da premissa, para este artigo, de um empreendimento estritamente residencial, onde seus ocupantes, proprietários ou lactários prestam serviços do tipo home office, e que muitas vezes impactam em movimentação de público, matérias primas, volume de consumo de diferentes especificações de energia (elétrica, gás, dentre outras) e o tratamento dos resíduos decorrentes destas atividades.

 

 

Regras do condomínio

Sejam Convenção ou Estatuo e o Regimento interno, devem definir as premissas e restrições que limitam o home office estabelecem as regras de convivência. Tais registros, caso não prevejam a tratativa do tema, podem e devem ser alterados de forma a atender às necessidades, expectativas e qualidade de vida da população local, sem implicação direta aos demais proprietários das demais frações ideais do empreendimento.

Assim sendo, impactos podem variar de valores irrisórios, se considerarmos apenas trabalhos de caráter intelectual em todas as unidades, até os que exigirão significativa ação gerencial para prevenir (evitar) ou limitar, neutralizar, transferir e/ou assumir os riscos e as consequências da liberação do home office.

 

Implicações do home office no condomínio

Alguns fatores relevantes devem ser analisados quanto a implicação na segurança em decorrência de:

  • alteração do volume de ações de controle de acessos
  • aumento no volume de demanda e controle de recebimento de correspondências/documentos;
  • potencial elevação do grau de risco para ameaças de princípios de incêndio;
  • elevação do número de circulantes nas áreas interna;
  • potencial elevação dos casos de conflitos internos e correspondente necessidade de pronta respostas;
  • real alteração da vida útil de peças dos elevadores nos edifícios, consequentemente crescimento dos casos de paralização deste meio.

Incremento de Risco aos Grupos de Ameaças entre elas ameaças à vida e ao patrimônio com origens internas e externas, a danos materiais, crimes morais, panes, as relacionadas a Compliance, as que podem provocar inoperância dos sistemas de segurança, de ordem disciplinar; ameaças ao meio ambiente (lixo e resíduos), dentre outras.

Conforme determinação da assembléia, com o devido suporte jurídico e prévio diagnóstico e análise de riscos, caberá ao gestor realizar a revisão do Plano Diretor de Segurança Condominial, preferivelmente contando com a assistência de um consultor de segurança especialista e independente de fornecedores de produtos e serviços.

Observando que nenhuma “receita de bolo” poderá ser encontrada em literaturas disponíveis. Para cada caso haverá respectivo plano de ação e caberá ao responsável pela segurança condominial aplicar os recursos e medidas necessárias.

Breve estudo de pontos a serem analisados por ramo de atividade em trabalho dos ocupantes, em sistema home office.

 

Variantes
Atividades Situações Impacto
Ensino O professor vai até o apartamento do aluno Baixo se considerarmos uma visita /dia.
O aluno vai até o apartamento do professor. O volume de visitas simultâneas e/ou alternadas poderá representar a diferença de caracterizar aula ou unidade de ensino.
Aula de música e/ou de uso instrumentos musicais Elevação de conflitos devido à alteração do padrão de ruído.
Berçários ou Creches No volume de entradas e saída em horários inversos aos hábitos dos moradores.
Hospedagem AirBnB Circulação de “estranhos e desconhecidos” do próprio morador, o qual atrai tais visitantes.
Cuidar de Idosos
Pensionato / República Estudantil
Medicina / Estética Clinicas Circulação de “estranhos e desconhecidos” do próprio morador que atrai tais visitantes. Elevada responsabilidade quanto ao tratamento do volume de resíduos orgânicos, químicos e hospitalares.
Consultórios
Esteticista, Cabelereira, Pedicuro /Manicure.
Religiosas Cultos, eventos afros, outros. Além do esperado conflito devido à elevação do ruído deve-se considerar a circulação de “estranhos e desconhecidos” do próprio morador, o qual atrai tais visitantes.
Intelectuais Profissionais autônomos sem empregados na Unidd Habitacional – UH Irrelevante
Profissionais autônomos com empregados usuários da UH Apesar de prática de rotina quanto ao controle de acessos de empregados domésticos (diaristas, mensalistas ou avulsos) a elevação desta população, exigirá maior complexidade dos procedimentos de controle na entrada e saída.
Industriais Produção de Bebidas Trânsito de veículos de entregas e retirada de produtos. Conflitos devido a alteração do padrão de cheiros/aromas e questões relacionadas a higiene, controle de pragas e resíduos/lixo.
Produção Gráfica
Alimentos (Marmitas, Pães, bolos, doces e salgados)
Comerciais Via Web / Tlmkt com pessoal limitado ao morador. Poderá ocorrer impacto caso venha ocorrer armazenamento, com carga superior ao previsto no cálculo estrutural da edificação.
Artesanais / Artistas Corte e Costura Além do controle de acesso de pessoas caberá compatibilidade da infraestrutura c/ consumo energia elétrica.
Artesanato Irrelevantes para seu comércio já analisado acima. Quanto aos meios utilizados caberá estudo quanto a princípio de incêndio.

Texto elaborado sobre proposição inicial de redação do colunista Andre de Paoli

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Sobre Ronaldo Sá Oliveira 247 Artigos
Diretor da RSO ASSESSORIA e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. Prestador de assessoramento técnico, laudos, pareceres a condomínios e gestão de reformas. É assessor técnico de grandes entidades do setor imobiliário, construção e projetos, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. whatsapp 11 99578-2550 ronaldo@rsoassessoria.com.br