O habito de verificações rotineiras, pela equipe de manutenção, contribui na diminuição de gastos e inspeções nos edifícios
Nos tempos atuais, toda economia é bem-vinda, mas segurança e valor do patrimônio não podem correr riscos, por esta razão uma boa pratica é o treinamento de nossas equipes internas, para que de forma sistêmica e rotineira, realize verificações, não estamos incentivando o fim do trabalho profissional e necessário, somente descrevendo uma sugestão para que seu condomínio economize, implementando uma rotina de detecção de problemas, os quais devem ser sanados no início e desta forma gerando enormes economias e mantendo o valor do patrimônio, que o sindico administra.
Existem uma série de vantagens nestas verificações as quais devem ser realizadas por alguém com o mínimo de conhecimento do condomínio, os sistemas e dos riscos a sua segurança nestes levantamentos. As informações devem ser analisadas pelo síndico e ou gestor do condomínio como sua ferramenta de gestão, que irá balizar as ações com ordem de prioridade e relevância para o condomínio, inclusive no nível de segurança, neste caso, segurança física para os usuários e moradores e segurança legal para o síndico ou gestor.
A verificação poderá detectar problemas de falta de conservação, que gera a médio e longo prazo a perda do valor patrimonial e problemas de ordem administrativa, caso as normas de segurança e trabalhistas não sejam atendidas pelo condomínio.
Os riscos de acidentes aumentam consideravelmente quando os equipamentos e sistemas de uma edificação não recebam a devida manutenção.
Conforme estudo de um instituto especializado no assunto, a saúde dos edifícios, demonstra que 66% da incidência dos acidentes prediais têm origem em falhas de manutenção e uso. Os itens de segurança com certeza são uma prioridade. Porém uma simples falta de manutenção pode vir a causar um acidente grave, por isso somente a inspeção poderá demonstrar isto. Ela seria como um check-up da saúde do imóvel.
A frente da gestão predial em condomínios e com uma série de normas obrigatórias, os síndicos podem ser responsabilizados civil e criminalmente por possíveis danos resultantes da má conservação predial.
“O síndico é o responsável legal pelo condomínio e é de sua responsabilidade manter e conservar o patrimônio comum, bem como pela capacitação e habilitação dos profissionais e empresas contratadas pela prestação de serviços ao condomínio.”
A realização destas verificações previne uma série de inconvenientes na rotina de moradores de condomínios, reduzir riscos de acidentes graves, prejuízos e processos jurídicos intermináveis e contribuirá para que os problemas sejam identificados no início de desta maneira os reparos serão muito mais baratos.
2 Trackbacks / Pingbacks